O basquetebol foi criado no ano de 1891 em Springfield, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. Devido a necessidade de criar um esporte que pudesse ser praticado dentro de ginásios fechados durante o inverno, então foi solicitado ao professor de educação física James Naismith que criasse um esporte sem violência e capaz de estimular seus aluno a praticá-lo.
Após pensar muito, James Naismith pensou em um jogo que deveria ser jogado com uma bola e haveria um alvo fixo que a princípio seria colocado no chão, mas para criar mais dificuldade pensou em colocar o alvo a 3,5m metros do chão, porém, depois de fazer alguns testes optou por colocá-lo a 3,05m de altura. Nos primeiros jogos, os alvos foram cestos de pêssego, e a cada cesta marcada era preciso subir com uma escada para retirar a bola de dentro do cesto. O aro de metal só passou a ser utilizado a partir do ano de 1906.
James Naismith
No Brasil, o basquetebol começou a ser praticado por volta do ano de 1894, sendo um dos primeiros países a praticar esse esporte. O norte-americano Augusto Shaw foi quem trouxe ao Brasil a primeira bola de basquete e começou a divulgar o esporte no Colégio Mackenzie, em São Paulo. A primeira equipe masculina foi montada no próprio colégio em 1896.